Brasília, 19 de fevereiro de 2021 às 20:47
Selecione o Idioma:

Cultura

Postado em 03/02/2021 11:17

Exposição a céu aberto: Movimento Urbano de Arte Livre (MURAL) confirma 2ª edição para 2021 em Salvador e abre convocatória

.

Fotos Antonio Chequer

A cidade de Salvador vai receber, pelo segundo ano, obras de arte que estarão expostas para toda a população, enchendo a região da Cidade Baixa com criatividade, beleza e cor. Trata-se do Movimento Urbano de Arte Livre, o M.U.R.A.L, considerado o primeiro projeto de Arte Vertical realizado na capital baiana. Essa segunda edição vem para ressaltar o papel da arte como direito fundamental e alimento para a alma e para o espírito humano, evidenciado ainda mais nesse período de pandemia e isolamento social.

O projeto, além de proporcionar uma grande visibilidade aos artistas participantes, gera novas oportunidades de trabalhos artísticos e reafirma todo o potencial criativo existente na Bahia. Também possibilita mais um roteiro ligado ao Turismo Artístico-Cultural em Salvador. E para os interessados em participar desta segunda edição, será aberta uma chamada pública para a seleção de quatro (04) artistas; ou coletivos com até três (03) artistas; com intuito final de realizar quatro (04) grandes obras de arte, complementando os 10 murais realizados na primeira edição do projeto, em 2016.

O tema desta segunda edição é “Separado é Tudo Junto”, inspirado na expressão “Tudo junto é separado e Separado é Tudo Junto”, utilizando a arte como ferramenta que proporciona sentimento de união e acolhimento, diante de um cenário tão difícil, mas que sempre tenha um caráter atemporal. O projeto se diferencia por colocar em evidência os artistas visuais baianos, de diferentes técnicas como Pintura, Graffiti, Desenho, Stencil, dentre outras, e cumpre o papel de levar arte às populações menos favorecidas, pois estarão localizadas em uma região da cidade onde diferentes classes sociais convivem entre si. Os quatro artistas selecionados devem ser baianos, ou residentes na Bahia há pelo menos cinco anos. A seleção será feita de forma democrática, através de um chamamento público realizado pela internet, pelo site www.projetomural.art.br com o envio de portfólios e croquis de trabalhos artísticos inspirados no tema desta edição. A curadoria será feita pelo professor, artista e Doutor em Artes Visuais pela UFBA, Zé de Rocha e pela jornalista e produtora cultural, Vanessa Vieira, também idealizadora do projeto.

Divulgação

Comentários: