Brasília, 3 de dezembro de 2021 às 22:30
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 15/02/2016 7:37

Expectativa em mediação da ONU para descolonizar o Saara Ocidental

.

Roma, (Prensa Latina) A próxima visita do Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, ao Saara Ocidental e aos países vizinhos abre uma nova esperança para descolonizar esse território, estimou o senador Stefano Vaccari.

O legislador e presidente do Intergrupo de amizade com o povo saarauí assegurou que o próximo percurso do dirigente das Nações Unidas pode contribuir com resultados positivos para desbloquear a atual situação nesse território, última colônia no continente.

Declarou que a agenda de Ban Ki Moon durante sua estadia no Aaiún, e outras regiões, leva implícito o mandato para o povo saarauí dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU.

Na semana passada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas indicou que Ban visitasse a região para elaborar o relatório que será apresentado a esse organismo em abril de 2016.

O conflito do Saara Ocidental remonta ao ano de 1975, quando o Marrocos invadiu militarmente o território aproveitando a retirada da Espanha de seu último enclave colonial na África.

Desde 1991, e com a assinatura do cessar-fogo entre a Frente Popular de Libertação de Saguía el Hamra e Rio de Ouro (POLISARIO) e o regime marroquino, a ONU mantém ali um grupo de paz denominado Missão das Nações Unidas para o referendo no Saara Ocidental.

Tal procedimento jurídico ainda não pôde ser realizado devido aos constantes impedimentos impostos pelo Marrocos, bloqueando os trabalhos da comunidade internacional, mencionou o também integrante do Partido Democrático (PS) da Itália.

Comentários:

Uma ideia sobre “Expectativa em mediação da ONU para descolonizar o Saara Ocidental”

Os comentários estão fechados.