22.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Ex primeiro ministro do Canadá considera grande erro eleição de Trump

 Ottawa, (Prensa Latina) O ex primeiro ministro do Canadá Jean Chretien lançou duras críticas contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao qualificar sua eleição de ”erro monumental” em seu novo livro, cujos os extratos foram públicados nesta quarta-feira (10).

A nomeação de Trump marca o começo do declinio dessa nação, estimou Chretien, que também questionou o mandatário por suas políticas protecionistas.

‘Quando viajo pelo mundo, sinto que sua influência (de Washington) está diminuindo rapidamente’, considerou o três vezes chefe de governo (1993-2003).

‘Temo que a derrota de Hillary (Clinton) e a chegada do fanático Trump marquem o verdadeiro fim do império estadounidense’, realçou.

No início de seu livro, o político liberal assinala que se cansou de observar os caprichos surrealistas de Trump e de escutar suas tolices.

Com suas estratégias protecionistas, o presidente norte-americano tenta acabar com a atual ordem internacional, advertiu Chretien em um dialogo com a agência The Canadian Press para apresentar seu livro.

O crescente isolamento dos Estados Unidos, evidenciado em sua recente retirada do pacto nuclear com o Irã, causa preocupação entre os aliados da Casa Branca, sublinhou.

A ascensão e a eventual queda dos superpoderes são processos naturais e inevitáveis, apontou Christian.

‘Os impérios desaparecem. Muitas pessoas sentem nostalgia pelo império Britânico. Muitas pessoas no França ainda sonham com Napoleão Bonaparte, ainda que esteja morto há muito tempo’, manifestou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS