Santiago do Chile (Prensa Latina) O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), do Chile, ordenou nesta sexta (20) a evacuação de vários setores em comunas da Região Metropolitana de Santiago devido ao avanço dos incêndios florestais.
O alerta vermelho foi declarado em Melipilla e Padre Hurtado, na zona oeste da zona, onde as chamas já consumiram cerca de 50 hectares de floresta e arbustos.
A fumaça e o cheiro de queimado são perceptíveis em praticamente toda a cidade de Santiago, capital do país, onde o vento não sopra e o calor é bastante forte, segundo apurou a Prensa Latina.
As autoridades aconselham as pessoas a permanecerem em casa para evitar problemas respiratórios.
Segundo o Senapred, esta tarde a evacuação foi ordenada através do sistema de mensagens nas localidades de Tierra Calma, Los Olivos, Los Corrales e Alto el Rosario.
Diversas instituições públicas, incluindo o Ministério da Saúde, divulgam recomendações através das redes sociais que visam prevenir situações de risco associadas à contaminação ambiental.
O corpo de bombeiros e as brigadas da Corporação Florestal Nacional estão combatendo as chamas com recurso a recursos terrestres e aéreos.