As forças de ocupação dos EUA enviaram 45 navios-tanque de petróleo sírio da província de Hasakah, no nordeste da Síria, para bases no Iraque. (Foto: AFP)
As forças dos EUA enviaram 45 navios-tanque de petróleo sírio da província de Al-Hasaka, no nordeste da Síria, para bases no Iraque.
HispanTV –A agência oficial de notícias síria SANA, citando fontes locais na cidade de Al-Yaarubiyah, informou que 45 petroleiros sírios cruzaram a fronteira ilegal de Mahmudiyah no sábado e seguiram em direção aos territórios iraquianos.
Este roubo ocorreu enquanto as forças dos EUA contrabandeavam 34 tanques transportando óleo roubado através da passagem ilegal de Al-Mahmoudieh e outros 40 tanques para o Iraque através da passagem ilegal de Al-Walid (no norte do Iraque), conhecida na Síria como Al-Tanf.
Alto general dos EUA visita áreas ricas em petróleo da Síria
A Síria alertou repetidamente os Estados Unidos para parar de apoiar o terrorismo e as milícias separatistas e deixar a Síria imediatamente.
Síria condena pilhagem de seus recursos pelas forças de ocupação dos EUA | HISPANTV
A Síria condena novamente a pilhagem de seu petróleo e riqueza pelos EUA e seu apoio a terroristas e separatistas, e exorta-a a deixar seu território.
O vice-presidente do Conselho da Federação Russa (Câmara Baixa do Parlamento) Konstantin Kosachev disse na quinta-feira que a presença de forças militares dos EUA na Síria não tem justificativa legal. Ele disse que a implantação é equivalente à ocupação dos territórios de um estado membro das Nações Unidas.
“Os americanos expropriaram terras sírias e estão saqueando a riqueza natural do país para seus próprios objetivos militares, políticos e comerciais”, disse o principal parlamentar russo à SANA em entrevista exclusiva em Moscou.
Síria denuncia os ataques e o roubo de seu petróleo pelos EUA
O Ministério do Petróleo da Síria anunciou anteriormente em um comunicado que as forças dos EUA e seus mercenários estão roubando cerca de 66.000 barris de petróleo por dia de áreas ocupadas no leste da Síria.