© AP Photo / Eugene Hoshiko
Sputnik – Os Estados Unidos poderiam ter desativado remotamente os sistemas de defesa antiaérea Patriot em Doha antes do ataque aéreo de Israel contra a liderança do Hamas no Catar, afirmou o especialista em defesa antiaérea Yuri Knutov.
De acordo com ele, o fato de os sistemas de defesa antiaérea Patriot não terem funcionado em Doha durante o ataque israelense deve ter um motivo.
“O Catar usa os sistemas de defesa antiaérea Patriot, que podem ser facilmente desligados à distância — a própria estrutura prevê isso. Estou convencido de que os norte-americanos simplesmente os desligaram“, declarou Knutov à mídia russa.
Segundo o especialista, os Patriot são uma “complexa rede integrada à inteligência via satélite e a aeronaves de alerta aéreo antecipado”. Ele explicou que a presença de um “botão de desligamento” se deve à necessidade de evitar disparos contra suas próprias forças, além de permitir o bloqueio em situações em que não haja necessidade de emprego do sistema.
Knutov acrescentou ainda que foi por esse motivo que a Turquia rejeitou a compra dos Patriot e optou pelo sistema russo S-400.




