© Sputnik / Vitaliy Ankov
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, afirmou que “vai contra nossa política que um aliado da OTAN, como a Turquia, utilize um sistema S-400”.
Os Estados Unidos voltou a pronunciar contra a compra de sistemas antiaéreos russos S-400 pela Turquia, assim como de outros sócios e aliados em todo o mundo, segundo as declarações de Nauert em uma recente coletiva de imprensa.A representante oficial foi questionada sobre os planos da Rússia de entregar o primeiro lote desses sistemas a Ancara em 2019. Nauert destacou que isso seria “uma preocupação” para os EUA, já que “vai contra nossa política que um aliado da OTAN, como a Turquia, utilize um sistema S-400”.
“Parte do problema com isso é que eles não são interoperáveis com outros sistemas da OTAN. Então estamos contra alguns de nossos parceiros e aliados ao redor do mundo que estão potencialmente comprando os S-400”, acrescentou.
Quando perguntada se outros países seriam sancionados por uma compra semelhante, a porta-voz disse que “deixamos muito claro que poderiam desencadear sanções para outros países e entidades em todo o mundo”.
“Um bom satélite faz o que é dito”
Os planos de entrega dos S-400 russos para a Turquia já causaram descontentamento a Washington, que ameaçou com imposição de sanções unilaterias contra Ancara e com o boicote na entrega de aviões de combate F-34 já adquiridos.A esse respeito, o ex-diplomata norte-americano, Jim Jatras, disse ao RT que o problema não está na interoperabilidade, já que “há muitos países que adquiriram equipamentos militares de várias fontes diferentes”.
“Realmente não temos aliados, temos um satélite e um bom satélite faz o que é dito”, opinou ironicamente. “E se este não quer se comporta como um bom satélite, pegamos uma vara e o ameaçamos”, concluiu Jatras.