Havana, 8 de setembro (Prensa Latina) A vacina candidata cubana Soberana 01 aparece no rastreador de vacinas Covid-19 no site do jornal americano The New York Times, informou hoje o Infomed.
Segundo essa rede cubana de Saúde, o buscador do jornal norte-americano registra 37 vacinas em ensaios clínicos em humanos e cerca de 91 pré-clínicas que estão sob investigação ativa em animais.
Atualizado pela última vez em 4 de setembro, esta ferramenta interativa também inclui descrições gerais de diferentes tratamentos e medicamentos para lidar com o coronavírus SARS-CoV-2.
O desenvolvimento da vacina candidata cubana continua sendo uma das prioridades da comunidade científica cubana, que avalia constantemente o desempenho dos ensaios clínicos da droga.
O vice-diretor do Finlay Vaccine Institute, Yury Valdés, informou que após vacinar o segundo grupo de 20 voluntários do ensaio, com idade entre 60 e 80 anos, a segurança do candidato foi verificada pela instituição reguladora de medicamentos do país.
Em seu relato na rede social Twitter, Valdés publicou que ‘depois de 40 vacinados, o Soberana 01 segue no caminho de demonstrar sua segurança’.
Afirmou que os testes foram realizados ‘sob um alto padrão, verificado pelo Órgão Regulador de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos de Cuba (Cecmed), durante dois dias de fiscalização’.