19.5 C
Brasília
terça-feira, 17 setembro, 2024

Estudantes invadem Palácio de La Moneda no Chile

© Sputnik/ A. Carmen
 Dezenas de estudantes secundaristas e universitários chilenos invadiram nesta terça-feira (24) o Palácio de La Moneda, em Santiago, em manifestação pela educação pública gratuita e de qualidade e contra a reforma educacional no país, considerada “um fracasso”.

Para acessar o interior da sede do governo, os estudantes fingiram ser um grupo de turistas que visitava o palácio. Ao entrar, começaram a gritar palavras de ordem e a exibir faixas. Em uma delas, lia-se: “Notifique-se. Hoje começa a ofensiva”.

protestos cultura
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Em seguida, a polícia começou a expulsão, retirando os jovens à força, empurrando e arrastando vários deles no chão. De acordo com vários relatos, entre dez e 19 pessoas foram detidas, e o Palácio de La Moneda foi fechado.Ao serem expulsos do palácio, os estudantes, em sua maioria, pertencentes à Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundários (ACES), continuaram a manifestar-se na Praça da Constituição.

“Viemos para dizer à presidenta em sua cara, que ela não descubra através da imprensa, que fracassaram”, disse Diego Arrano, porta-voz da ACES, citado pela EFE. “Fracassaram ao falar de um transporte público, de uma educação gratuita, e o governo terá que arcar com as consequências. O movimento estudantil seguirá com esta ofensiva”, acrescentou.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, durante a cúpula do Mercosul
© AFP 2016/ MIGUEL ROJO

Por sua vez, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, interrompeu uma atividade fora do palácio para anunciar que, em suas palavras, “hoje milhares de famílias veem seus filhos e filhas estudando de graça, sem dívida”. Ela também acrescentou que o governo também “está trabalhando na qualidade da educação que eles recebem”.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160524/4751720/estudantes-invadem-palacio-moneda-chile.html#ixzz49bSSBJno

ÚLTIMAS NOTÍCIAS