La Paz, (Prensa Latina) A estreia do filme boliviano ”Avaroa, el sol de gloria” será hoje no Cinema Center de La Paz, um dia antes de se comemorar o Dia do Mar na Bolívia.
Para sua realização, foram usados cenários nos municípios Cercado,ÂáTarata, Arbieto e Sacava, do departamento de Cochabamba (centro).
Através do uso da ficção, narra a vida de Eduardo Avaroa Hidalgo, um comerciante e empresário boliviano, considerado herói de guerra depois de liderar a resistência civil na batalha de Topáter, perto da cidade de Calama, onde faleceu.
Atualmente, é conceituado como um dos mais importantes heróis bolivianos da Guerra do Pacífico e foi postumamente reconhecido com o grau de coronel.
Recentemente, o vice-ministro de Turismo Ricardo Cox parabenizou a equipe que tornou possível que a vida do herói e defensor do Litoral boliviano chegasse à tela grande e contasse a invasão chilena queÂáencerrou a Bolívia longe do mar desde 1879.
A perda do acesso ao mar é um tema muito sensível para todos, mas pelo qual vamos sempre lutar até que retornemos ao oceano Pacífico, explicou.