Havana (Prensa Latina) O governo dos Estados Unidos negou o visto a um grupo de estudantes cubanos classificados para o grande final do Concurso Internacional Universitário de Programação da Associação de Máquinas Computadores, informou nesta quinta (18) a imprensa local.
No evento -conhecido como o Mundial de Futebol da Informática- só estará presente uma equipa da Universidade de Havana, enquanto os ausentes serão os alunos da Universidade Irmãos Saíz Montes de Oca, da ocidental província de Pinar del Rio.
Dovier Antonio Ripoll, diretor do concurso no área do Caribe, sublinhou que esse gesto demonstra que pese à abertura de relações entre ambas as nações, se seguem fechando as trocas.
Explicou que a negativa foi exposta por servidores públicos do Departamento de Estado norte-americano e sua representação em Cuba, e acentuou que nada poderá opacar o talento, a entrega, os valores e o patriotismo dos estudantes dessa cidade cubana.
Ripoll assegurou que é bem difícil ganhar um posto neste tipo de competição, e os estudantes de Pinar del Rio, como o resto de seus colegas, fizeram parte de 46 mil e 381 concursantes que, agrupados em mais 15 equipas, representaram a mais duas mil 200 universidades, duma centena de países, na presente edição.
Segundo o jornal Juventud Rebelde, o evento terá lugar na cidade de Dakota do Sul de 20 a 25 maio, e contará com a presença a mais uma centena de universidades de 44 países.