Filme “A Batalha de Sevastópol” abriu evento. Foto:kinopoisk.ru
MARINA DARMAROS, GAZETA RUSSA
Segunda edição de mostra celebra 70 anos da vitória na 2° Guerra Mundial
O Espaço Itaú do Botafogo, no Rio de Janeiro, inaugurou na quinta-feira (12) a segunda edição da Semana de Filmes Russos com a exibição da produção russo-ucraniana “A Batalha de Sevastópol”, de Serguêi Mokritski.
Além do filme de Mokritski, o festival trará cinco títulos lançados entre 2014 e 2015: “Meu Querido Hans” (Aleksandr Mindadze, 2015), que também compôs a programação da Mostra Internacional de São Paulo, “Galope Apoteose” (Nikolai Burlak, 2015), “Os Irmãos Tchekhov” (Mikhail Ugarov, 2014), “Mamãe querida!” (Iaroslav Tchevazhévski, 2014) e “Número Um” (Kirill Belevith, 2015).
Boa parte dos filmes selecionados para a mostra têm relação direta com os acontecimentos de 1941-1945, uma homenagem aos 70 anos da Vitória na Grande Guerra Pátria, como os russos chamam sua participação na Segunda Guerra Mundial.
Além de “A Batalha…”, “Meu Querido Hans” e “Número Um” seguem essa temática.
“Esperamos que nossos filmes agradem os espectadores, já que o Brasil foi o único país da América do Sul a participar da Segunda Guerra Mundial. Na Rússia sabemos disso e apreciamos o fato. Obrigado por isso!”, declarou Mokritski durante a abertura do evento.
A primeira edição do festival, que tem apoio do Ministério da Cultura da Rússia, foi realizada no Rio de Janeiro em 2013.
Para acessar a programação completa do festival, veja nosso Calendário Cultural.
Com material da agência Tass.