Brasília, 21 de maio de 2022 às 10:58
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 16/07/2016 6:48

Erdogan pede a Obama extradição de suspeito em tentativa de golpe

.

© AP Photo/ Selahattin Sevi, File
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu neste sábado ao presidente americano, Barack Obama, a extradição do clérigo oposicionista turco Fethullah Gulen, suspeito de envolvimento com a tentativa de golpe na Turquia.
Policiais turcos e tanque Leopard 2 em Ancara
© REUTERS/ BAZ RATNER
Na noite de sexta-feira, autoridades turcas declararam que uma tentativa de golpe estava acontecendo no país. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu aos cidadãos do país que fossem às ruas, declarando que a tentativa de golpe estava sendo executada por um pequeno grupo de militares.
Mais tarde, Erdogan e outros oficiais culparam Gulen, que vive nos EUA, e seus apoiadores pela tentativa de golpe. Gulen negou as acusações.
“Peço ao Presidente Obama que extradite aquela pessoa que viva e um terreno de 400 acres na Pensilvânia”, disse Erdogan, citado pelo jornal Daily Sabah.
A tentativa de golpe foi contida na manhã deste sábado. O primeiro-ministro turco, Binali Yildrim, declarou que todos apoiadores do golpe haviam sido detidos e que o país estava retornando à vida normal.
Mais de 180 pessoas morreram e cerca de 1.470 ficaram feridas durante os acontecimentos. Perto de 3 mil pessoas foram detidas, segundo o primeiro-ministro.

http://br.sputniknews.com/mundo/20160716/5673960/erdogan-obama-extradicao-tentativa-golpe.html

Comentários: