23.5 C
Brasília
domingo, 21 julho, 2024

Entrega do Prêmio Nacional de Música em Cuba

CubaHavana, 7 mai (Prensa Latina) A cantora cubana Beatriz Márquez e o compositor e diretor de orquestra Guido López-Gavilán recebem hoje o Prêmio Nacional de Música 2015 em palcos diferentes: Havana e Santiago de Cuba.

A premiação deste ano terá duas sedes: na Sala Covarrubias del Teatro Nacional na capital cubana lhe entregará o prêmio a Márquez e na Sala Dolores de Santiago de Cuba, a López-Gávilan, a López-Gávilan.

Segundo o ata do júri, difundida em dezembro do ano anterior, esses artistas mereceram o galardão por suas importantes contribuições à identidade sonora da ilha.

O júri, presidido pela diretora do Coro Nacional de Cuba Digna Guerra, e integrado pelos músicos Sergio Vitier, César Pupy Pedroso, Juan Piñera e Adalberto Álvarez, destacou em ambos a construção de uma obra sólida e de relevância para o país.

Márquez (Havana, 1952) destaca entre as mais relevantes intérpretes cubanas, em sua longa trajetória com sucesso nos temas do bolero, o feeling e la canción.

Em suas mais de cinco décadas de carreira tem colaborado com prestigiosas figuras do pentagrama nacional como o maestro Juan Formell, conta com mais de 40 discos gravados e também com composições próprias como Nuestro amor y Despídete de todo mi existir.

López-Gavilán (Matanzas, 1944) é um dos compositores e diretores das orquestras mais notáveis no panorama cubano.

Em seu curriculum, destaca a liderança que exerceu à frente do agrupamento Música Eterna e seu trabalho junto à Orquestra Sinfónica Nacional, na qual tem sido diretor convidado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS