Nassau, 21 fev (Prensa Latina) Representantes de pequenos estados insulares debatem hoje aqui num simpósio iniciativas para integrar em seus processos de planejamento a Agenda 2030 das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo a Embaixada de Cuba em Bahamas, no importante evento, no que está prevista a participação de uma representação dessa nação caribenha, uns 300 delegados de diversos países focam também as políticas e estratégias nacionais em função do desenvolvimento.
No foro, que concluirá na próxima quinta-feira, os presentes discutem ademais sobre os reptos dos Estados insulares em relação a adversos fenómenos como a mudança climática e a crise económica financeira internacional.
Auspiciado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas e o governo de Bahamas, o foro devém em oportunidade para a criação de alianças e mobilização de recursos que permitirão um maior avanço dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID), apontaram os organizadores.
Desde 1992, os PEID foram reconhecidos pelas Nações Unidas como países de grandes vulnerabilidades, com crescentes populações, limitados recursos e susceptibilidade a desastres naturais, em específico os vinculados à mudança climática.