Brasília, 16 de junho de 2021 às 13:33
Selecione o Idioma:

Sem Titulo

Postado em 30/04/2016 9:39

‘Encontro de sherpas do BRICS mostrou que o grupo tem grandes perspectivas’

.

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A reunião de sherpas (representantes) e sous-sherpas (vice-representantes) dos países do grupo BRICS, realizada em Jaipur, confirmou que a associação não é apenas viável mas tem grandes perspectivas, disse o representante da Rússia no BRICS, Sergei Ryabkov.

Nos dias 29 e 30 de abril, foi realizado em Jaipur o primeiro encontro sob a presidência da Índia, no qual participou Sergei Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.

“Todos nós — e claro, a presidência indiana — constatamos: nos nossos tempos difíceis, quando alguns críticos e inimigos do BRICS, especialmente nos países ocidentais, estão buscando pontos fracos da associação… o encontro de representantes confirmou a posição consolidada a favor de que ele [o grupo BRICS] não apenas é viável, mas tem grandes perspectivas”, disse Ryabkov respondendo à pergunta sobre o resultado da última reunião.

Neste contexto, Ryabkov sublinhou que, nas condições atuais, os países do BRICS devem “atuar ainda de forma mais convincente, do ponto de vista dos resultados, e de modo consolidado do ponto de vista das abordagens individuais dos estados-membros”.”Há períodos de ‘turbulência’, certamente, mas temos de seguir em frente. Não há dúvidas que é exatamente o que vai acontecer durante a atual presidência”, declarou o diplomata russo.

Durante a presidência indiana, será prestada grande atenção ao apoio informativo do BRICS, o é exigido a nível local, incluindo por parte dos cidadãos, informou Ryabkov.

“É claro, nós apoiamos isto, mas não ficamos fora da agenda política. No período da presidência indiana, sem dúvida, continuará o trabalho nos principais temas comuns aos países do BRICS e da comunidade internacional em geral, como por exemplo, o combate ao terrorismo internacional, a situação no Oriente Médio. Há outras questões <…> que nós vamos discutir no período da presidência”, concluiu o vice-chanceler russo.

A próxima cúpula do BRICS, sob a presidência da Índia, será realizada em Goa 15-16 de outubro de 2016.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160430/4380229/brics-jaipur-encontro.html#ixzz47JSqTYMQ

Comentários: