20.5 C
Brasília
sexta-feira, 20 setembro, 2024

Embaixadores latino-americanos condenam ataque ao consulado iraniano

A embaixadora da Bolívia no Irã, Romina Guadalupe Pérez Ramos, durante evento em Teerã. (Foto: Tasnim)

HispanTV – Os embaixadores de um grupo de países latino-americanos em Teerão manifestam solidariedade com o Irão e condenam o ataque israelita à secção consular da embaixada iraniana na Síria.

A embaixadora boliviana no Irã, Romina Guadalupe Pérez Ramos, enviou uma mensagem em seu nome e de outros embaixadores de países latino-americanos, incluindo Bolívia, Venezuela, Brasil, Cuba, Nicarágua e Uruguai, ao chanceler iraniano, Hosein Amir Abdolahian , expressando condolências e solidariedade pela morte de vários cidadãos iranianos no recente ataque israelita ao edifício consular da embaixada da República Islâmica do Irã na Síria.

“Este incidente, que viola as leis internacionais e também ignora as normas diplomáticas, põe em perigo a paz e a segurança da região no atual período complicado”, sublinha o grupo de embaixadores latino-americanos.

“Apresentamos as nossas mais profundas condolências às famílias das vítimas deste acidente e desejamos uma rápida recuperação aos feridos”, acrescentaram.

O regime israelita atacou na segunda-feira a secção consular da embaixada iraniana em Damasco, capital da Síria, com mísseis, deixando 13 mortos, sete deles conselheiros militares iranianos.

O Corpo da Guarda da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã confirmou que dois comandantes seniores da mesma força, o Brigadeiro-General Mohamad Reza Zahedi e o seu vice, o Brigadeiro-General Mohamadhadi Hayi Rahimi, foram mortos neste ataque.

O Irão sublinhou que se reserva o direito de tomar medidas recíprocas contra Israel  pelo ataque ao seu consulado e  apelou à responsabilização dos Estados Unidos , como principal aliado do regime israelita.

Na terça-feira, o líder da Revolução Islâmica do Irã, o aiatolá Seyed Ali Khamenei, advertiu que “o regime maligno [de Israel] será punido pelas mãos dos homens corajosos” do Irã, que  farão com que os sionistas “se arrependam por isso”. crime.” e outros semelhantes ”, acrescentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS