© Sputnik / Mikhail Klimentiev
Sputnik – O presidente russo enviou neste domingo (31) um discurso de felicitações ao povo russo, onde sublinhou que o próximo ano é o Ano da Família, que, diz ele, é quem nutre o amor à Pátria.
Caros cidadãos da Rússia, queridos amigos!
Estamos nos despedindo do ano de 2023. Muito em breve ele será parte da história, e nós teremos de seguir em frente, criar o futuro. No ano que está acabando nós trabalhamos muito e fizemos muito, nos orgulhámos de nossas conquistas comuns, nos alegramos com nossos sucessos e fomos firmes na defesa de nossos interesses nacionais, nossa liberdade e segurança, nossos valores, que têm sido e continuam sendo um pilar indestrutível para nós.
E a principal coisa que nos tem unido e nos une é o destino da Pátria, uma profunda compreensão do mais alto significado da etapa histórica pela qual a Rússia está passando. Das metas de grande escala que a sociedade está enfrentando e da enorme responsabilidade pela Pátria que cada um de nós sente.
Nós sentimos de maneira aguda e estamos claramente cientes de quanto agora depende de nós mesmos, de nossa disposição para o melhor, de nosso desejo de nos apoiarmos uns aos outros com palavras e ações. O trabalho para o bem comum uniu nossa sociedade. Estamos unidos em nossos pensamentos, no trabalho e no combate, nos dias úteis e nos feriados, demonstrando as características mais importantes do povo da Rússia – solidariedade, misericórdia e firmeza.
Hoje quero me dirigir a nossos militares, a todos aqueles que se encontram nas posições de combate, no limite mais avançado da luta pela verdade e justiça: vocês são os nossos heróis, nossos corações estão com vocês. Nós estamos orgulhosos de vocês, somos exaltados por vossa coragem. Eu sei que agora vocês sentem o amor de seus entes queridos, das pessoas mais caras e mais próximas, e o apoio poderoso e sincero de milhões de cidadãos da Rússia. O apoio do todo o povo.
Nós já demonstramos várias vezes que sabemos resolver as tarefas mais complexas e nunca vamos desistir, pois não existe uma tal força capaz de nos desunir, de fazer nos esquecer a memória e a crença de nossos pais, parar nosso desenvolvimento. Queridos amigos, em cada época a chegada do ano novo representa também esperanças positivas, a vontade sincera de alegrar os nossos entes queridos.
O próximo ano de 2024 foi declarado Ano da Família. Uma família grande e verdadeira é certamente aquela em que crescem os filhos, onde reinam a atenção, o carinho e o cuidado com os pais, o amor e o respeito mútuo.
É a partir desse parentesco de todas as gerações, do amor pelo lar, que a devoção à Pátria nasce e é nutrida.
Para o próximo ano, gostaria de desejar o melhor a todas as famílias russas. Afinal de contas, a história de cada família compõe a história da nossa enorme, bela e amada Pátria. Todos nós, o povo multinacional da Rússia, decidimos e criamos seu destino. Somos um país, uma grande família, e garantiremos o desenvolvimento confiante da Pátria, o bem-estar de nossos cidadãos.