28.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Em meio à crise presidencial no Peru, pleito em abril terá recorde de 22 candidatos

AMÉRICAS

Sputnik – O candidato a presidente que lidera as pesquisas de opinião é o ex-goleiro da seleção nacional de futebol George Forsyth, com 18% de apoio.

Um recorde de 22 candidatos disputará o voto dos peruanos para presidente do país em abril de 2021, afirma agência Reuters.

A autoridade eleitoral nacional disse na quarta-feira (23) que os pedidos para serem incluídos na cédula foram enviados eletronicamente devido às restrições impostas pela propagação do novo coronavírus.

Entre os candidatos estão Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori e líder do partido de direita Fuerza Popular, em sua terceira tentativa de governar o país andino, o ex-presidente nacionalista Ollanta Humala, a candidata de esquerda Verónika Mendoza e o economista moderado Julio Guzmán.

O candidato que lidera as pesquisas de opinião no momento, todavia, é o ex-goleiro da seleção nacional de futebol George Forsyth, com 18% de apoio. Ele é seguido por Guzmán com 8% e Mendoza e Fujimori, ambos com 7%.

O recorde anterior de candidatos presidenciais peruanos é de 2006, quando 20 pessoas concorreram ao cargo. O país teve quatro presidentes desde 2016 devido a uma série de escândalos de corrupção e batalhas políticas entre o Executivo e o Congresso.

De acordo com pesquisa da empresa Ipsos Peru, divulgada em meados de dezembro, 32% dos peruanos afirmaram que não apoiarão nenhum candidato ou que não sabem em quem votar no dia 11 de abril.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS