Holguin, Cuba, (Prensa Latina) O 25ú Festival Ibero-Americano de Cultura convida hoje Cuba a refletir sobre a cultura como força motriz das relações diplomáticas no Caribe e na América Latina.
O embaixador de Trinidad e Tobago em Cuba, Lancelot Cowie, será o primeiro a abordar a questão durante o 14ú Congresso Ibero-Americano de Pensamento, um dos principais eventos do evento realizado na província oriental de Holguin, a cerca de 734 quilômetros a leste de a capital.
Mais de 150 artistas e intelectuais de 16 países se reúnem no Fiesta, do Peru, Colômbia, Espanha, Costa Rica, México, Venezuela, Trinidad e Tobago, Equador, Índia, Itália, Estados Unidos, Panamá, Chile, Haiti, El Salvador. e Guatemala.
O evento reúne as mais diversas manifestações artísticas: plástico, dança, cinema e música, entre outras, além de propor várias conferências teóricas.
Poetas, escritores e promotores culturais desenvolverão uma conversa sobre a obra literária do espanhol Benito Pérez Galdós, com o objetivo de comemorar este ano o centenário de sua morte.
Durante o 14ú Congresso Ibero-Americano de Pensamento, neste sábado, será concedido o Prêmio José Manuel Guarch 2019.
O concurso avalia as investigações cubanas de todos os ramos e o único lauro dá direito à publicação do trabalho.
Guarch, arqueólogo e antropólogo, foi o fundador do Festival Ibero-Americano de Cultura, primeiro diretor da Casa da América Latina, e descobriu o cemitério aborígine de Chorro de Maíta, talvez o maior da região do Caribe, perto da famosa praia de Guardalavaca.