Por: Yazid Yahiaoui
El Moudjahid – Enquanto aguardava os resultados dos recursos interpostos por quatro candidatos ao Tribunal Constitucional, El Moudjahid abordou os três candidatos já qualificados, para saber como se preparam para o início da campanha eleitoral.
Ahmed Sadouk, diretor de campanha do candidato MSP, Abdelaâli Hassani Chérif: “Mais perto do eleitor”
“Depois do primeiro passo e da operação de recolha de assinaturas e patrocínios e da aceitação do nosso processo pela ANIE, e enquanto aguardamos a confirmação por parte do Tribunal Constitucional, que terá lugar o mais tardar no dia 3 de agosto, estamos neste momento focados na vertente da comunicação, preparando os slogans, os cartazes do nosso candidato, as diversas sessões fotográficas e a edição de vídeos sobre o percurso do candidato, para vender bem a sua imagem. Para o programa, vamos organizar uma conferência de imprensa no dia 31 de julho, durante a qual apresentaremos os detalhes e os principais eixos deste programa de campanha presidencial do MSP. Analisámos também os encontros e as wilayas escolhidas, com base em determinados critérios, nomeadamente o peso histórico da wilaya, bem como o seu peso demográfico. É claro que chegaremos a todas as outras wilayas, com reuniões e encontros liderados por executivos do partido. Elaboramos também, ao nível da sala de operações, um programa de trabalho de divulgação, que será feito em coordenação com a gestão de campanha ao nível da wilaya, após envio dos cartazes dos candidatos. A nível local, optámos pelo dever individual de cada ativista, insistindo no princípio de que cada ativista tem uma comitiva imediata (a sua própria família) sobre a qual pode influenciar. Há também a vertente de monitorização das eleições, através da consulta das listas de ativistas que serão mobilizados ao nível dos gabinetes e centros de votação, para reportar todos os números, bem como anomalias e outras derrapagens que possam ocorrer. Então, por todas estas razões podemos dizer que estamos prontos para esta competição eleitoral que esperamos saudável, além do escritório nacional, vamos abrir escritórios em todas as wilayas do país, bem como nos municípios e nos principais centros urbanos e outros grandes distritos urbanos. O objetivo é estar muito próximo do cidadão e dos eleitores, chegar o mais próximo possível deles e tentar dar-lhes a conhecer o candidato do MSP e o seu programa, convencer os eleitores da necessidade de irem votar primeiro, depois vote em nosso candidato.
Samir Ghezlaoui, gerente de comunicações da direção de campanha da Youcef Aouchiche (FFS): “Envolva-se em debates e ouça as preocupações”
“Durante a primeira fase, o trabalho aprofundado realizado durante o período de recolha de assinaturas permitiu-nos alargar a base de patrocínio, indo além dos nossos 950 funcionários eleitos espalhados por 10 wilayas, para chegar a outros funcionários independentes eleitos e a alguns funcionários eleitos de outros partidos., para chegar a 1.257 patrocínios distribuídos por 31 wilayas. Passámos então para uma segunda fase, imediatamente após a notificação da ANIE sobre a aceitação do nosso processo, no sentido da nomeação, pelo candidato Aouchiche Youcef, de um diretor de campanha, na pessoa de Djamel Baloul. Todo o diretório de campanha será instalado e divulgado oficialmente no dia 3 de agosto, após o anúncio da lista final dos candidatos selecionados para as eleições presidenciais pelo Tribunal Constitucional.
Nesse dia haverá também a apresentação detalhada do nosso programa de campanha pelo próprio candidato Youcef Aouchiche, o slogan da campanha e o seu logótipo. De momento, estamos em processo de aperfeiçoamento da lista de wilayas a visitar, esta será distribuída equitativamente, entre os quatro cantos do país, grandes reuniões regionais serão organizadas pessoalmente pelo candidato, e outras reuniões, na escala de outras wilayas do país, será liderada por executivos do partido. Haverá também reuniões temáticas com associações, organizações e sindicatos (trabalhadores e empregadores), para debater e ouvir as preocupações dos atores interessados e representativos dos vários segmentos da sociedade, no quadro da democracia participativa.
Também serão realizadas reuniões próximas com os cidadãos em cafés e praças públicas. Por último, para a vertente comunicacional, e como a nossa era é a das novas tecnologias, o nosso candidato estará presente, através das páginas do Facebook do partido FFS, a do próprio candidato, também através da sua conta X (ex-Twitter), uma Canal no YouTube dedicado ao partido FFS e suas atividades, também estará disponível outro site com o nome do candidato Aouchiche 2024.dz. Isto, claro, enquanto se aguarda o tempo de antena oficial que será atribuído ao nosso candidato ou aos seus representantes, através dos canais de televisão e estações de rádio nacionais.
Belkacem Bahri, oficial de comunicações da RND e um dos apoiadores do candidato livre Abdelmadjid Tebboune: “Aguardando a instalação da diretoria de campanha”
Ao contrário dos dois candidatos mencionados, o candidato Abdelmadjid Tebboune ainda não instalou a sua direção de campanha, muito menos nomeou o seu diretor de campanha. Esta situação desacelerou um pouco o ímpeto das dezenas de partidos e organizações que o apoiam. Pelo menos é este o sentimento que emerge da resposta de Belkacem Bahri relativamente aos preparativos para a campanha em benefício do candidato livre, Abdelmadjid Tebboune. Segundo ele, teríamos que esperar até 3 de agosto, dia do anúncio oficial e final dos candidatos selecionados pelo Tribunal Constitucional, e da instalação da direção de campanha por Abdelmadjid Tebboune, para ver como será organizada a campanha.
“Ainda não sabemos se a campanha será feita por cada partido separadamente ou em conjunto. Teremos que esperar a instalação do diretor de campanha e, nessa altura, as coisas ficarão mais claras”, disse Belkacem Bahri. No dia seguinte ao anúncio da candidatura do Presidente Abdelmadjid Tebboune para um segundo mandato, os partidos da coligação, desde a FLN, Abdelkrim Benmbarek, ao RND, Mustapha Yahi, via Fateh Boutbig, e o Movimento Al-Bina, de Abdelkader Bengrina, a FAN , de Djamel Benabdeslam, Talaiou Al-Houriat, de Reda Benounane, TAJ, de Fatma-Zohra Zerouati, do movimento Al-Karama, de Mohamed Daoui, Sawt Echaâb, de lamine Osmani, todos estes partidos, portanto, garantiram que estavam pronto para lançar a campanha eleitoral, realizando reuniões nas wilayas do país.
Mas até ontem, nenhum destes partidos (El Moudjahid tentou em vão contactar a Frente Al-Moustakbal, bem como o movimento Al-Bina) foi capaz de dar mais detalhes sobre os preparativos. Em suma, para o candidato livre Abdelmadjid Tebboune, tudo depende da sua direção de campanha que, de momento, ainda não está instalada.