19.5 C
Brasília
domingo, 14 julho, 2024

Dominicana promove crescimento agrícola com apoio do Brasil

Santo Domingo (Prensa Latina) Os Ministérios da Agricultura da República Dominicana e do Brasil assinaram um acordo de colaboração para a transferência de conhecimentos e tecnologias com o objetivo de melhorar a produção agrícola neste país, surgiu hoje.

Para isso, a República Dominicana contará com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), informou o Ministério da Agricultura em comunicado.

Ambos os ministérios aprovaram um memorando de cooperação e entendimento que foi promovido há cerca de três anos através da embaixada da nação caribenha no gigante sul-americano e que se materializa com este acordo.

Através do acordo, ambos os países se comprometem a trabalhar juntos em ferramentas de produção digital e virtual, transmissão de conhecimento e avanços nos modelos agrícolas, pecuários e pecuários que utilizam.

O ministro da Agricultura dominicano, Limber Cruz, anunciou que está prevista a instalação de um escritório da multinacional brasileira Embrapa no país, que trabalhará com técnicos, produtores locais e profissionais de outras nações vizinhas.

Por sua vez, a embaixadora dominicana no Brasil, Patricia Villegas de Jorge, expressou que é de extremo interesse ao Governo desenvolver uma política focada na transferência e captação de conhecimento de nações como o Brasil, com maior desenvolvimento em pesquisa e tecnologia.

O acordo servirá de plataforma para a preparação de técnicos e especialistas em pecuária bovina e ovina; produção de leite, carne e derivados; árvores frutiferas; café; cacau e outros itens de interesse nacional para exportação e consumo local, indicou o Ministério.

Da mesma forma, a formação rural, o agronegócio e outras áreas, que promovem a expansão e melhoria económica dos produtores nacionais, e servem principalmente de base para a criação de estruturas que garantam a segurança alimentar dos locais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS