Projeto foi gravado em Cachoeira e relata a importância do recôncavo na luta pela independência
O recôncavo baiano é uma das regiões brasileiras de maior influência cultural do país, uma vez que a região foi um importante local na chegada dos negros que eram capturados e trazidos para o trabalho escravo no Brasil.
A partir dessas movimentações surgiram diversas manifestações que se propagaram por todo o território, assim como o seu papel marcante na história da independência baiana, que resultou na expulsão das tropas portuguesas da Bahia no 2 de Julho.
Sendo assim, a proposta do documentário “Recôncavo Independente – 200 anos de Independência do Brasil na Bahia” é contribuir com o aquecimento turístico e valorização histórica e cultural do recôncavo baiano, além de mostrar o papel deste território nas guerras da independência.
”O projeto busca ampliar interesse em conhecer as manifestações culturais do recôncavo e sua relevância histórica aumentando as possibilidades de experiências turísticas na região aumentando a valorização turística e cultural da região do recôncavo usando como marco o bicentenário da independência em 2023”, explica Luan Peres, presidente do Instituto Popular do Recôncavo.
O Projeto é uma realização da Studio Produtora de Vídeo Ltda, em parceria com o Instituto Popular do Recôncavo – IPR BAHIA, e conta apoio do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur.
A produção terá, em média, até 10 minutos e trará dois historiadores para falar sobre a importância da população do recôncavo nas lutas da independência. O curta foi gravado na cidade de Cachoeira e será exibido na sede do Instituto Popular do Recôncavo – IPR BAHIA, na cidade de Saubara. O projeto também ficará disponível nas redes sociais e canal do youtube do Instituto Popular do Recôncavo – IPR BAHIA.
Italo Pacheco
imprensa@umbucomunicacao.com