25.4 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Do «sonho americano» ao pesadelo na fronteira dos EUA

«Vendem ao mundo o «sonho americano» e esperam os migrantes com um pesadelo na fronteira. Quem falou de Direitos Humanos?». Com essa mensagem abriu, na manhã de 22 de setembro, o Twitter o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez

As imagens «horrorosas» da Patrulha Fronteiriça dos Estados Unidos carregando contra migrantes haitianos, estremeceram um mundo cujos principais líderes escutaram em 21 de setembro, nas Nações Unidas, o discurso do presidente estadunidense, Joseph Biden, supostamente focado na paz.

Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca, assinalou na segunda-feira, 20, que o governo está procurando mais informação sobre as imagens que parecem mostrar agentes da Patrulha Fronteiriça a cavalo, confrontando refugiados haitianos na fronteira dos Estados Unidos.

«Vi algumas das imagens. Não tenho o contexto completo. Não posso imaginar que contexto o faria apropriado, mas não tenho detalhes adicionais, e certamente não tenho contexto adicional», cita a CNN as palavras de Psaki que, como parte da rodada de imprensa da Casa Branca, assinalou: «Não acredito que ninguém que veja essas imagens pensaria que é aceitável ou apropriado».

Photo: AFP

Um agente da guarda fronteiriça dos Estados Unidos a cavalo tenta evitar que um migrante haitiano entre a um acampamento na beira do Rio Grande

Al Jazeera e Reuters gravaram as fotos e vídeos que revelam aos agentes a cavalo, usando táticas agressivas quando confrontam os migrantes. A CNN indica que a cena se desenvolveu perto de um acampamento improvisado repleto em Del Río, onde milhares de migrantes se reuniram sob a Ponte Internacional de Del Río, com a esperança de serem processados pela Patrulha Fronteiriça dos Estados Unidos, que está ultrapassada.

Mídias locais estadunidenses explicam que o Governo estadunidense iniciou a deportação em massa de centenas de migrantes, mormente haitianos, que tinham instalado um acampamento improvisado no Texas. Desde inícios de ano, mais de 147 mil migrantes foram interceptados no México em seu caminho rumo à fronteira.

No sul do Texas, 600 agentes federais se encontram na área de Del Río, desocupando o acampamento situado sob a ponte fronteiriça. Uns 6.500 migrantes foram deportados ou enviados a outros centros nos últimos dias. 3 mil deles na segunda-feira, restam outros 10 mil. Nesta semana serão fretados por dia entre um e três aviões para devolvê-los ao Haiti, indica a mídia RFI.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS