Caracas (Prensa Latina) Venezuela celebrará nesta quarta-feira (05) o Dia Nacional da Independência com um desfile cívico-militar que ratificará a união consolidada do povo com a Força Armada Nacional Bolivariana(FANB).
A parada, com motivo do aniversário dos 206 anos da Declaração de Independência, terá lugar no Passeio Os Próceres, nesta capital, e contará com a participação de todos os componentes da FANB, representantes dos coletivos, os movimentos sociais e do Poder Popular.
Em sua conta na rede social Twitter, o presidente Nicolás Maduro qualificou de excelente a capacidade operativa e de mobilização que a FANB mostrará nesta quarta-feira no Passeio dos Próceres e elogiou a união que caracterizam a essas forças e ao povo.
Também afirmou que a Força Armada Nacional Bolivariana avança em seu processo de modernização para defender a soberania e a integridade da Pátria, legado do Comandante Hugo Chávez, o qual se encontram ameaçados por uma tentativa inesperadamente de Estado orquestrado pela ultradireita internacional e nacional para apoderar do petróleo venezuelano.
No 5 de julho de 1811, Venezuela converteu-se na primeira nação em emancipar-se da colônia espanhola, com a Assinatura da Ata de Independência da Venezuela, relembrou em uma nota o Ministério para a Informação e a Comunicação.
Dito documento, depois de secionar o Congresso Nacional e com uma maioria absoluta, redigiu-o Juan Germán e Francisco Isnardi sob os princípios de autodeterminação dos povos.
As províncias de Barinas, Barcelona, Cumaná, Margarita, Mérida e Trujillo, existentes naquela época, uniram-se à causa de Caracas para desconhecer qualquer figura monárquica.
Entretanto, Maracaibo, Guayana e Coro não participaram em dito Congresso, mas se somaram posteriormente à luta independentista empreendida pelo Libertador Simón Bolívar junto a suas forças patriotas.