20.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Danos: Sugestão de Trump leva centenas de pessoas a se medicar com desinfetante em Nova Iorque

Washington, (Prensa Latina) O Centro de Controle de Intoxicações de Nova Iorque conta hoje centenas de pedidos de indenização após a sugestão do presidente Donald Trump de ingerir ou injetar desinfetantes para curar o Covid-19.

Segundo relatos da imprensa, apenas em 23 de abril, dia em que Trump falou sobre o assunto, o New York Center recebeu 21 relatórios sobre contato com alvejante e 11 para outros desinfetantes, o que contrasta com o total de seis ligações para essa data ocorreu no ano passado.

A comissária de saúde da cidade, Dra. Oxiris Barbot, transmitiu uma mensagem em vídeo no Twitter, na qual alertou os nova-iorquinos contra esses procedimentos.

‘Claramente, os desinfetantes não devem ser ingeridos pela boca, ouvido ou nariz de qualquer forma, pois isso pode colocar as pessoas em grande risco’, afirmou.

Há uma semana, em um dos briefings na Casa Branca, Trump lançou sua recomendação selvagem, causando inúmeras críticas não apenas dos especialistas, mas também inúmeras piadas e memes nas mídias sociais.

‘Eu vejo o desinfetante ? onde ele é eliminado em um minuto. Será que há alguma maneira de fazer algo assim, injetando dentro ou quase limpando?’ expressou.

Embora um de seus funcionários do governo tenha tentado salvá-lo do ridículo, salientando que os comentários do presidente os tiraram de contexto, em Maryland, centenas de ligações inundaram uma linha direta de assistência médica com perguntas.

A Agência de Gerenciamento de Emergência daquele estado teve que emitir um alerta de que ‘sob nenhuma circunstância’ deveriam ser tomados desinfetantes para tratar o coronavírus; Enquanto isso, em Washington, as autoridades instaram a população a não consumir cápsulas de detergente para a roupa.

A injeção de soda cáustica ou álcool altamente concentrado ‘causa danos massivos nos órgãos e as células sanguíneas do corpo estouram basicamente’, disse Diane Calello, diretora médica do Sistema de Informação e Educação sobre Venenos de Nova Jersey, em entrevista.

Um relatório do Centers for Disease Control and Prevention mostra que os casos de exposição a alvejantes e desinfetantes aumentaram 20% de janeiro a março de 2020, em comparação com um período semelhante no ano passado.

A essa onda de controvérsia, Trump respondeu apenas como forma de defesa que era apenas uma ‘piada’ sarcástica.

Mas não é a primeira vez que o ocupante do Salão Oval sugere tratamentos pandêmicos irracionais.

Ainda é criticada sua recomendação de usar a combinação de um medicamento antimalárico para tratar doenças respiratórias graves, que já deixa mais de 56.000 mortos e um número que excede um milhão de infecções nos Estados Unidos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS