20.5 C
Brasília
segunda-feira, 17 novembro, 2025

Cúpula dos Países Amazônicos realizada em Bogotá, Colômbia

Bogotá, 18 de agosto (Prensa Latina) Começa hoje aqui a Cúpula dos Países Amazônicos com o objetivo de chegar a acordos que serão tomados como posição comum na Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro próximo no Brasil.

De hoje até sexta-feira, 22, representantes dos governos da Bolívia, Brasil, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela se reunirão, juntamente com autoridades dos povos indígenas da Amazônia, representantes de comunidades locais e afrodescendentes, líderes de organizações da sociedade civil e outras partes interessadas.

O encontro busca passar das palavras à ação, com o objetivo central de chegar a um acordo sobre uma declaração conjunta que consolide acordos regionais, reflita prioridades compartilhadas e oriente ações concretas para enfrentar os desafios climáticos, ambientais, econômicos, de segurança e sociais da Amazônia, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

A ministra das Relações Exteriores, Rosa Villavicencio, enfatizou que a região deve agir em conjunto porque o futuro da região e do planeta depende do que for feito no presente.

Entre os líderes confirmados estão o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente colombiano Gustavo Petro; e os ministros e/ou chanceleres da Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

O primeiro evento da cúpula acontecerá hoje no Hemeroteca Universitária Nacional, onde será realizada a abertura do Encontro Regional de Diálogos Amazônicos.

Este evento contará com a participação do Ministro das Relações Exteriores Villavicencio e delegações da Organização Nacional dos Povos Indígenas da Amazônia Colombiana.

O encontro também dá continuidade a um processo iniciado com a Declaração de Belém de 2023, que estabeleceu 113 metas para preservar a Amazônia e reduzir as desigualdades, e que foi reforçado pelas Declarações de Paramaribo e Brasília.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS