Tiquipaya, (Prensa Latina) Bandeiras da Bolívia, Cuba, Venezuela, Chile, Argentina e Espanha, bem como estandartes de movimentos sociais de diversos países apostam hoje na Conferência Mundial dos Povos pela irmandade e a solidariedade.
Inaugurado ontem nesta localidade do departamento boliviano de Cochabamba, o encontro reúne mais de dois mil participantes, entre eles os ex-presidentes Rafael Correa, do Equador, e Ernesto Samper, da Colômbia.
O ex-chefe do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e a política colombiana Piedade Córdoba também compartilham no evento com representantes de movimentos sociais e delegados a mais de 40 nações.
Pelas áreas da Universidade do Vale -sede do encontro que finaliza nesta quarta-feira- caminham latino-americanos e europeus como um só povo, preocupado pelo futuro da humanidade e centrados em oferecer às novas gerações um mundo melhor.
Sobre a grama fresca e verde descansam cholitas (mulheres bolivianas ataviadas com trajes típicos da cultura aimará), que chegaram a esta cidade com seus filhos em braços para não se perder um evento inclusivo e em defesa dos direitos mais elementares do homem.
Vê-lhes ir e vir aos estudantes do centro educativo que, apesar da cúpula, continua com suas rotinas de aulas para não descuidar a preparação dos alunos em mais de uma trinta de especialidades.
Mais de 100 jornalistas, entre nacionais e estrangeiros, prossiguem de perto a cada detalhe da Conferência Mundial dos Povos, inaugurada pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, como um espaço contra o racismo e a xenofobia.
A abertura do encontro contou com a bênção dos sábios amautas que evocaram os favores da Mãe Terra para solicitar o sucesso dos intercâmbios entre representantes de povos originários daAmérica Latina e políticos do mundo.
Conhecida como a Cidade das flores, Tiquipaya possui um das paisagens mais formosas de Cochabamba pela variedade de sua flora e fauna, a calidez de sua gente e a defesa do autóctone.
Nos caminhos, flores multicolores dão as boas-vindas aos visitantes que ficam surpreendidos ante a variedade de aromas e formas.