Paris, 30 mai (Prensa Latina) O pensamento e a cultura de América Latina e o Caribe protagonizam desde hoje numerosas atividades na sede da Unesco em Paris, onde começa a Semana dedicada a essa região.
De acordo com a agenda divulgada, entre os eventos previstos destaca um colóquio dedicado ao pensamento e a obra do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, bem como uma exposição coletiva de arte contemporâneo que incluirá obras de artistas de diferentes países.
Também apresentar-se-á uma multimédia sobre Patrimônio Mundial de América Latina e o Caribe, a qual mostrará a riqueza, a complexidade e os reptos para o manejo e conservação do patrimônio nessa região.
Segundo o programa, o material permitirá aos presentes conhecer o conjunto de bens da área inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e suas diversas categorias, bem como suas contribuições à proteção da herança cultural.
Durante o evento, que estender-se-á até a sexta-feira, terão lugar apresentações de música e dances tradicionais como o mariachi mexicano e o tango argentino.
A gastronomia típica dos países também estará presente com degustações de produtos como o chocolate equatoriano, o mojito cubano, o tequila mexicano, e o chocolate e o rum venezuelanos.
Organizada pelo Grupo de América Latina e o Caribe, a jornada terá lugar baixo o lema ‘Juntos por Haiti’ e contará com a participação de importantes diretores da Unesco.