Brasília, 3 de março de 2021 às 04:06
Selecione o Idioma:

Cuba

Postado em 06/02/2021 11:33

Cuba: Voluntários receberão terceira dose da vacina candidata Mambisa

.

Uma terceira dose da vacina candidata Mambisa (CIGB-669) será administrada esta semana ao grupo de voluntários por parte do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), durante a avaliação dos dados imunológicos de seu curto calendário vacinal.

Citada pela Agência Cubana de Notícias, Marta Ayala Ávila, doutora em Ciências, membro do Bureau Político e diretora-geral da instituição, comenta que até agora o candidato de vacina Mambisa tem mostrado elementos de segurança adequados nos testes clínicos, com eventos mínimos.

Explicou que o teste clínico a ser desenvolvido no Centro Nacional de Toxicologia combina as duas vacinas candidatas desenvolvidas pelo CIGB, a CIGB-66 (Abdala) e a CIGB-669 (Mambisa), em dois esquemas de imunização com intervalos diferentes, um curto (0-14-28 dias) e outro longo (0-28-56 dias).

Ayala Ávila explicou também à ACN que a via de administração intramuscular e intranasal está a ser explorada. Um grupo é avaliado com uma primeira imunização intramuscular e outros dois por via nasal (com spray); enquanto outro grupo estuda apenas a via nasal com as três imunizações.

Feito o relatório de segurança e imunidade da Mambisa, o CIGB irá propor ao Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed) a continuidade da fase II do estudo no grupo que for escolhido, de acordo com os resultados obtido, disse a especialista.

Mambisa (CIGB-669) é baseada na formulação da proteína RBD (Domínio de Ligação ao Receptor) e um imuno-potenciador avaliado pelo centro: o antígeno do nucleocapsídeo da hepatite B.

Comentários: