17.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 fevereiro, 2025

Cuba lembra aniversário da explosão do Maine

Havana (Prensa Latina) Em um contexto de revelações sobre operações secretas da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Cuba comemora hoje o 127º aniversário da explosão do encouraçado Maine na Baía de Havana.

O encouraçado da Marinha dos Estados Unidos chegou a Havana em 25 de janeiro de 1898 para uma visita de rotina e, dias depois, na noite de 15 de fevereiro, uma detonação levantou metade do navio da água, que acabou afundando e causando a morte de mais da metade da tripulação.

Os historiadores concordam que a explosão foi o pretexto americano para interferir na guerra de independência contra a Espanha, que terminou com uma intervenção militar e o estabelecimento de uma República sujeita aos interesses do país vizinho.

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodriguez, afirmou que a USAID se tornou uma ferramenta de desestabilização contra a ilha caribenha.

Sobre o custo dos atos ilegais contra a Revolução Cubana, o chanceler explicou que entre 1998 e 2006, a USAID destinou mais de 66 milhões de dólares para 142 projetos e atividades contra a Revolução Cubana.

A ilha caribenha denunciou repetidamente o uso de organizações que se apresentam como organizações humanitárias ou pró-democracia como fachadas para minar sociedades e pretextos para intervir em seus assuntos internos.

Esta agência governamental, que foi questionada  pelo governo do republicano Donald Trump, lembra aos cubanos que em Washington sempre há conspirações tão sinistras quanto a do Maine.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS