23.5 C
Brasília
segunda-feira, 16 fevereiro 2026

Cuba lança novos medicamentos para trombose e hipertensão

Havana (Prensa Latina) Um conjunto de 408 projetos de pesquisa, incluindo novos produtos para a saúde humana, como o desenvolvido para a prevenção da trombose venosa profunda, está entre os resultados do grupo empresarial BioCubaFarma em 2025, foi revelado aqui.

Este é o enoxaparina sódica, desenvolvido para essa patologia e recentemente incluído no Sistema Nacional de Saúde, que faz parte de 20 resultados científico-tecnológicos de alto impacto desta megaempresa, que produz medicamentos, equipamentos e serviços de alta tecnologia voltados para a melhoria da saúde humana, gerando itens exportáveis ​​e produzindo alimentos com tecnologia de ponta.

Isso se soma ao registro e à industrialização do complexo vitamínico B: Polivitsina, e dos comprimidos de Lisinopril com Hidroclorotiazida de 20 e 25 miligramas, bem como à avaliação dos efeitos do tratamento a longo prazo com policosanol (PPG) mais aspirina na recuperação funcional de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico e comprometimento cognitivo após sofrerem tal evento.

A empresa, fundada em 2012 e composta por 47 empresas, 164 linhas de produção e 21 unidades de Ciência e Tecnologia, apresenta como resultado, no ano que acaba de terminar, o desenvolvimento de um biomodelo animal para o estudo da síndrome metabólica em humanos.

Além disso, foi obtida a concessão de dois registros: o registro sanitário da Sincronida, para uso na reprodução bovina, e o registro definitivo do anticorpo monoclonal Racotumamab, como terapia de manutenção para alterações em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas em estágio avançado.

Em declarações ao jornal Granma, o vice-presidente da BioCubaFarma, Santiago Dueñas, especificou que as investigações clínicas relataram evidências do efeito favorável do medicamento Jusvinza no tratamento de pacientes com sequelas de Chikungunya.

O primeiro ensaio clínico do próprio medicamento também começou na China, para seu uso futuro no tratamento da artrite reumatoide.

Outras contribuições estiveram relacionadas à implementação de modelos pré-clínicos de peixe-zebra para a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e ao registro sanitário dos sistemas de diagnóstico Sumasignal Apoe e Umtest msud.

A lista de resultados também inclui evidências dos efeitos terapêuticos do anticorpo monoclonal Neuralcim em pacientes com síndrome amnésica do tipo Alzheimer e ataxia de leve a moderada, bem como a otimização de processos de fermentação e modelagem matemática para acelerar o desenvolvimento de vacinas.

Dentre as atividades da entidade durante 2025, destaca-se a apresentação de seis novos pedidos de patente, refletindo a prioridade na execução de projetos inovadores, enquanto foram concedidas 42 patentes no exterior e sete em nosso país.

As conquistas da BioCubaFarma são ainda complementadas pela criação de novas joint ventures no Vietnã, Itália, Rússia e Austrália, destinadas a acelerar o desenvolvimento e a introdução de novos produtos biofarmacêuticos, enquanto a colaboração com instituições na China continuou a ser promovida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS