23.5 C
Brasília
domingo, 15 setembro, 2024

Cuba destaca suas múltiplas atrações na Fitur de Madri

Madrid, 26 de janeiro (Prensa Latina) Cuba apresentou na Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madrid uma oferta diversificada, baseada na concepção de experiências inovadoras em diferentes modalidades.

Avaliação feita hoje à Prensa Latina pelo Ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos García Granda, sobre a participação da ilha caribenha na exposição que termina no próximo domingo na sede do IFEMA-Madrid.

Turismo de natureza e aventura; patrimônio cultural e histórico; de eventos e incentivos e de bem-estar e qualidade de vida, têm grande potencial de desenvolvimento, mostrando o nosso país como um destino com diversidade de opções, para além das suas praias reconhecidas internacionalmente.

Em exclusivo à Prensa Latina, García Granda destacou que em 2024 Cuba continuará a recuperação do sector do turismo, com vista ao aumento sustentado da qualidade e, portanto, da sua competitividade.

“Embora os visitantes, muito abaixo do seu potencial, estejam limitados por fortes medidas do Governo dos Estados Unidos para dificultar o normal desenvolvimento do sector, esperamos crescer mais 27 pontos percentuais face ao ano anterior”, destacou.

A meta de Cuba este ano é ultrapassar a cifra de três milhões de visitantes e com base no resultado das negociações na Fitur, prevemos que o objetivo proposto seja alcançável, acrescentou.

Nesta linha, o proprietário considerou que «portanto, espera-se que o turismo continue a sua recuperação, não haverá grandes saltos, mas serão sustentados, embora seja muito cedo, estamos apenas a começar».

Ao fazer um balanço do evento na capital espanhola, analisou que tem sido uma boa feira, segundo os seus organizadores a que tem a maior participação da história, com a presença de 152 países e no caso particular da ilha caribenha, “muito ativo, o stand foi muito visitado e foram celebrados diversos contratos com TTOO, AAVV, cadeias hoteleiras e prestadores de serviços.”

Em seus comentários destacou que Cuba recebeu

diversos prêmios durante a conferência: o concedido pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia a Havana como Capital Ibero-Americana dos Coquetéis 2024; e o restaurante El Floridita, que comemora 125 anos de existência.

No caso da Floridita, foi premiada pela sua significativa contribuição à cultura culinária cubana, enquanto a Associação Cubana de Bartenders foi premiada na categoria Excelência Gourmet.

Além disso, recebemos visitas de diversas autoridades como ministros do turismo, o chefe da Juventude e da Criança do Governo de Espanha, Sira Rego, diretores do Turismo da ONU e principais parceiros comerciais não só de Espanha, mas dos destinos emissores para Cuba .

Da mesma forma, aproveitou para refletir sobre reuniões realizadas com CEOs de companhias aéreas, agências de viagens e redes hoteleiras, preferindo não citar nomes para evitar omissões involuntárias.

Por fim, reiterou o convite a todos os empresários do setor sem chaminés para participarem da Feira Internacional de Turismo FITCUBA 2024, de 2 a 5 de maio em Cayo Coco, Jardines del Rey, dedicada à América Latina e ao Caribe.

No prelúdio da FITCUBA, especificou, nos dias 29 e 30 de abril, a 69ª Reunião da Comissão Regional para as Américas do Turismo da ONU (CAM) e o Seminário “Inovação no Desenvolvimento do Turismo, através do Turismo Comunitário”.

Dentro da estratégia promocional, Cuba participará em diversas feiras internacionais, mostrando o amplo e diversificado produto turístico que possui, para fortalecer a sua presença nos diferentes mercados emissores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS