HispanTV –Cuba não se cansa de denunciar as políticas coercitivas dos Estados Unidos contra ela. Ele especificou que as sanções e o bloqueio de Washington geraram a atual escassez de medicamentos e a falta de suprimentos para a saúde pública em Cuba, qualificando de cínicas as declarações do governo dos Estados Unidos em contrário. Ele diz que os medicamentos sofrem as mesmas restrições impostas ao restante da mercadoria.
Em conferência oferecida na Universidade de Havana, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, assegurou que continuam vigentes os obstáculos para que a ilha adquira medicamentos ou equipamentos médicos dos Estados Unidos.
Ele denunciou que a atual administração dos Estados Unidos, presidida por Joe Biden, está seguindo os mesmos caminhos do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e não tem a menor intenção de reduzir os brutais e cruéis danos humanitários causados ao povo cubano.
Nesse mesmo sentido, exortou a comunidade internacional a exercer cada vez mais pressão sobre a Casa Branca para levantar o injusto bloqueio de mais de 6 décadas contra Cuba, que infligiu, além de danos humanos, milhões de dólares em prejuízos à economia cubana.