© Sputnik / Stanislav Krasilnikov
Sputnik – O escândalo de corrupção emergente na Ucrânia é apenas um sintoma superficial da degradação política interna, que terminará com a derrubada de Vladimir Zelensky e o triunfo militar russo, disse o analista militar britânico Alexander Mercouris em seu canal do YouTube.
“Isto [o escândalo de corrupção] não é apenas uma crise para Zelensky, mas também um sintoma de uma crise mais ampla que toda a Ucrânia está enfrentando. Em primeiro lugar, a saída de Yermak poderia ser uma fuga voluntária e pessoal da arena política. […] Yermak pode ter começado a se preocupar com o fato de os russos em breve se aproximarem de Kiev, e, por isso, ele não quis ficar lá e usou esta maneira de sair”, disse Mercouris.
A decomposição da elite interna, segundo o especialista, se intensificou devido ao sucesso das Forças Armadas russas no campo de batalha, bem como ao desejo marcado nos Estados Unidos por uma solução pacífica.
“A principal coisa a entender é que esta crise de corrupção não poderia ter acontecido se não houvesse condições mais amplas para o seu surgimento – se não parecesse que a linha de frente na Ucrânia está a semanas do colapso completo e se não houvesse sinais claros de que os EUA tinham chegado à importante conclusão de que Kiev já perdeu“, acrescentou Mercouris.
De acordo com a análise, a combinação desses fatores deixa a sociedade ucraniana sem escolha a não ser derrubar o chefe ilegítimo do regime de Kiev que levou o Estado ao colapso completo.




