Assunção, (Prensa Latina) A falta de vínculos entre dois dos casos de Covid-19 com os primeiros pacientes pode revelar uma circulação comunitária do novo coronavírus (Covid-19) no Paraguai, destacaram hoje as autoridades sanitárias do país.
O ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, destacou que esses são os casos do Covid-19 que não têm qualquer conexão com o primeiro confirmado e enfatizou que na sexta-feira à tarde será sabido se existe ou não a circulação na comunidade.
Isso é muito provável, ele disse em uma videoconferência muito cedo nesta manhã de sexta-feira. Ele também disse que, com a duplicação de testes, o número de casos confirmados diariamente pode aumentar.
O ministro forneceu detalhes sobre a situação da saúde em nível nacional e disse que dos 13 casos infectados até o momento, na verdade existem dois que não têm um vínculo confirmado.
‘Eles não fizeram viagens recentes e não tiveram contato com ninguém com uma condição confirmada’, disse ele.
Ele acrescentou que, durante a manhã, eles realizarão outra entrevista detalhada para aprender sobre a rotina dos pacientes e, assim, descartar qualquer possível linha de infecção. Após a pesquisa, Mazzoleni determinará se existe uma circulação comunitária da doença.
Esses dois casos sem links foram detectados graças a testes aleatórios, disse o ministro, que argumentou que até quinta-feira, eram realizados aproximadamente 25 testes por dia. A partir de hoje, eles aumentarão para 100, uma série de exames que também aumentarão o número de casos confirmados diariamente, disse Mazzoleni.
Ele reiterou que a suspeita existente de circulação na comunidade e de muitos pacientes assintomáticos condicionou a decisão de lançar várias medidas restritivas e fechar as fronteiras.