San José, (Prensa Latina) Costa Rica e Coreia do Sul elevaram nesta quarta (12) suas relações a uma denominada Aliança de Cooperação Integral que situa o país centro-americano em um lugar preferencial para a cooperação e os laços políticos, comerciais e acadêmicos, segundo fontes oficiais ticas.
O acordo foi o epílogo de uma conversa sustentada em Seul entre o presidente costarriquense, Luis Guillermo Solís, e a sul-coreana, Park Geun-hye.
Em declarações divulgadas em San José, Solís assinalou que esse entendimento alinha seu país como parceiro estratégico da Coreia do Sul na América Central para a diversificação de mercados, a atração de investimentos e a promoção de oportunidades comerciais e de transferência tecnológica e acadêmicas.
Trata-se de um novo modelo de cooperação que ordena as prioridades e assegurará um maior impacto e efetividade de uma relação sólida, acrescentou.
Durante a visita do presidente tico a Seul foram assinados vários instrumentos de cooperação em matéria de informação tributária, segurança pública, inovação de ciência e tecnologia e serviço médicos.
Este último para fortalecer a administração, os serviços de atenção, os sistemas de tecnologias de informação, a investigação farmacêutica e médica e a formação e capacitação de pessoal médico.