Brasília, 26 de outubro de 2021 às 20:21
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 16/01/2017 12:32

Coreia do Sul não faz ideia de como é coordenado exército norte-coreano

.

‘© Sputnik/ Ilya Pitalev

O Livro Branco sobre a defesa, divulgado em 2016 pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, tornou-se alvo de críticas sérias.

De acordo com especialistas sul-coreanos, o ministério do seu país compreende erroneamente a estrutura da direção do exército norte-coreano, exagerando suas capacidades.
“Parece que o Ministério da Defesa, ao descrever o sistema de cargos na direção do Exército Popular norte-coreano, ignorou a importância primordial do Partido
Trabalhista da Coreia do Sul”, disse em entrevista à Sputnik Coreia o analista do Instituto de problemas do Extremo Oriente da Universidade de Kyungnam, Kim Dongyeop.
Segundo ele, o Livro Branco indica o presidente do Conselho de estado da Coreia do Norte como o comandante supremo das Forças Armadas norte-coreanas, que exerce funções semelhantes as exercidas pelo presidente da Coreia do Sul.
“No sistema de direção do exército, órgãos de partido possuem grande importância, tendo o Estado simplesmente como instrumento de realização de diretivas, que são determinadas pelo partido”, disse Kim.
 O especialista disse que as posições mais importantes do exército norte-coreano são ocupadas por comissões militares partidárias e governamentais e por outros órgãos do partido.
Já a estrutura diretiva, composta pelo Ministério da Defesa, nem ao menos menciona a questão.
Sendo assim, a direção do exército pertenceria ao partido e não ao Conselho de Estado, de acordo com Kim.
Ao mesmo tempo, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Han Min-goo, não descarta a potencialidade das Forças Armadas da Coreia do Norte, alertando a importância de aumento de investimentos na área de defesa, que já ultrapassam os da Coreia do Norte.
Segundo o Livro Branco, o número de efetivos das Forças Armadas da Coreia do Norte equivale a mais de 1,28 milhão, sendo o dobro do exército da Coreia do Sul (625 mil efetivos).
Já os indicadores de qualidade do exército sul-coreano ultrapassam os do norte-coreano, mas não entram em detalhes quanto a isso no documento.
Em maio do ano passado, Han Min-goo comunicou a redução de despesas com a defesa se comparadas as da Coreia do Norte, mesmo assim, especialistas afirmam que, na verdade, existe a possibilidade de nação sul-coreana gastar 40 vezes mais do que a Coreia do Norte na área em questão.

Mostrar

https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201701127410942-coreia-do-sul-coordenacao-exercito-coreia-do-norte/

Comentários: