26.5 C
Brasília
domingo, 15 setembro, 2024

Coreia do Sul e Japão tentam resolver conflito de escravas sexuais

    Seul, (Prensa Latina) Coreia do Sul e Japão firmaram nesta segunda-feira (02) acelerar negociações para solucionar o conflito de milhares de mulheres forçadas a oferecer serviços sexuais durante a ocupação nipônica na península coreana (1910-1945).

Por décadas, esse assunto turvou as relações entre Seul e Tóquio, mas a partir de hoje podem melhorar no final de uma cúpula da presidenta sul-coreana, Park Geun-hye, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Ambos dirigentes celebraram sua primeira reunião privada para romper o gelo de uma constante negativa expressada por Park ante a tibieza do Japão em abordar o tema espinhoso.

“Não devíamos deixar as dificuldades para as futuras gerações enquanto tratamos de construir uma relação de cooperação”, precisou Abe.

Os historiadores assinalam que as tropas japonesas forçaram 200 mil mulheres asiáticas, a maioria coreanas, a prestarem serviços sexuais durante a ocupação no século passado.

Park e os anteriores governantes da República da Coreia tomam o assunto como um grande obstáculo para normalizar as relações com o Japão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS