Brasília, 4 de dezembro de 2021 às 23:20
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 27/03/2016 10:15

Coreia do Norte interessada em reiniciar diálogo a seis

.

© REUTERS/
De acordo com uma fonte no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a Coreia do Norte está interessada no reatamento das conversações a seis sobre a desnuclearização.

“A Coreia do Norte pretende manter conversações com os Estados Unidos, embora seja incapaz de o fazer. Todos os testes desta ou daquela arma são realizados pela Coreia do Norte depois  após lhe ser recusada a efetuação de conversações”, disse a fonte.

No início de março, a Coreia do Norte lançou cinco mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão, o que se tornou o terceiro teste de mísseis de Pyongyang, incluindo lançamentos de mísseis balísticos de médio alcance, nas últimas duas semanas.Os lançamentos vêm em resposta aos exercícios militares conjuntos de grande escala da Coreia do Sul e Estados Unidos. As manobras americano-coreanas incluem a simulação de eliminação dos dirigentes da Coreia do Norte e dos arsenais nucleares do país em caso de guerra. Pyongyang considera os treinamentos como uma provocação.

Em 2003, Pyongyang se juntou às negociações sobre a desnuclearização da península coreana com os Estados Unidos, Rússia, China, Japão e Coreia do Sul, tendo anteriormente saído do Tratado de Não Proliferação Nuclear, que ratificara em 1985. No entanto, as negociações não levaram a qualquer sucesso. Em resposta à condenação da ONU em 2009, após o lançamento de um foguete, a Coreia do Norte declarou que saía do grupo.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160327/3933207/coreia-do-norte-dialogo-seis.html#ixzz43wPmdxvV

Comentários: