Organizada pela Associação Cultural José Martí (ACJM-BA) e com a presença de mais de uma centenas de pessoas, foi realizado na Biblioteca Central da Bahia a Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba.
O deputado federal Davidson Magalhães, o presidente da Fundação Cultural da Bahia, Zulú Araujo e o deputado estadual Marcelino Galo, participaram do evento, onde se rendeu uma homenagem ao Comandante em Chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro, feita pelo sociólogo cubano Carlos Tablada.
Os participantes receberam informações atualizadas sobre a situação política e econômica da ilha caribenha, numa conferência com Yarisleidis Medina, do Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos.
Sindicalistas, representantes de movimentos sociais, professores universitários e integrantes do movimento estudantil, lotaram o auditório da biblioteca, onde também puderam assistir ao documentário `Todo Guantánamo es Nuestro, del realizador Hernando Calvo Ospina`.
Discursos, poemas e canções se uniram para pedir a imediata devolução do território ilegalmente ocupado pela Base Naval de Guantánamo e o fim do brutal bloqueio econômico/financeiro/comercial imposto pelos Estados Unidos contra Cuba.
Em nome dos organizadores do evento, Ivonne Sousa presidente da ACJM-BA e Antonio Barreto, presidente nacional do Centro Brasileiro pela Paz, apresentaram a 23ª. Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, acontece em Belo Horizonte de 15 a 17 de junho. Representantes do Consulado Geral de Cuba para o Nordeste e da Brigada Medica Cubana no Brasil, também participaram da celebração em Salvador.