27.5 C
Brasília
terça-feira, 10 setembro, 2024

Concurso para implantação de tecnologia 5G desenvolvida na Colômbia

Bogotá (Prensa Latina) O processo licitatório desenvolvido hoje na Colômbia, onde cinco empresas de telecomunicações competem pela implantação da tecnologia 5G, proporcionaria ao país receitas de 839 milhões de dólares, informou uma fonte oficial.

Segundo declarações do ministro das Tecnologias de Informação e Comunicações Mauricio Lizcano, serão leiloadas licenças 5G na faixa de 3.500 megahertz (MHz) divididas em quatro blocos de 80 MHz, cada um com valor de reserva de aproximadamente 80 milhões de dólares.

Em conferência de imprensa realizada antes do início da licitação, o responsável destacou ainda que os custos das restantes faixas devem ser somados aos anteriores.

“Se concedermos o dia inteiro hoje por um preço mínimo, a arrecadação para o Governo será de 3,3 bilhões de pesos (cerca de 839 milhões de dólares)”, estimou.

Lizcano explicou que 50 por cento das receitas entrarão no tesouro na forma de recursos líquidos e o restante será destinado à implantação de infra-estruturas.

“São recursos que entram fresquinhos no orçamento geral da nação, no Ministério para conectividade, maior cobertura”, afirmou.

Como as contas preliminares não incluem o investimento que cada uma das empresas teria de fazer para implantar o 5G, estima-se que nos próximos dois anos estas empresas terão de alocar entre 504 e 756 milhões de dólares (ao câmbio de hoje) em despesas de investimento infraestrutura.

Em suma, explicou, este é um projeto que vale cerca de 1.261 milhões de dólares nos próximos anos.

A União Temporária Colômbia Móvil-Telefónica (Movistar e Tigo) apresentou-se ao concurso em questão; Comcel Comunicação Celular (Claro); a brasileira Telecall Colômbia e Partners Colômbia (WOM).

O ministro elogiou ainda as facilidades que o 5G trará, graças às quais as velocidades de upload e download são multiplicadas consideravelmente, e considerou que será muito benéfico para vários ramos da indústria, da informática e da robótica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS