Manágua, (Prensa Latina) O Terceiro Festival Pucciniano da Nicarágua é celebrado a partir desta terça (13) até o dia 18 com a participação de aproximadamente 150 artistas nacionais e europeus.
As óperas Rigoletto e Le Villi, dos reconhecidos compositores italianos Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini serão apresentadas no Teatro Nacional Rubén Darío, na capital.
Ademais, se realizarão dois concertos magistrais totalmente gratuitos nas cidades de León e Granada.
No evento, participam solistas de Incanto, a Schola Cantorum Rubén Darío, Camerata Bach, Companhia de Ballet Elving Vanegas, Nicarágua Diseña, Império Artístico e a Fondazione Festival Pucciniano de Itália.
Figuras destacadas no âmbito internacional como os diretores de orquestra Jacopo Sipari, Jan Latham e o barítono Stefan Florin compartilharão o palco com músicos e solistas nicaraguenses.
Pela primeira vez, a nação centro-americana enfrentou o desafio de realizar o projeto e a cenografia das obras com o assessoramento de artistas italianos.
Conseguir uma maior audiência e projetar os novatos nacionais figuram entre os objetivos do Festival, que nesta edição também propicia o intercâmbio de conhecimentos com artistas britânicos e romenos.
Ainda que os esforços para cultivar o gosto pela ópera neste país tenham se iniciado desde 2000, o festival foi fundado há três anos, graças ao apoio do governo e a cooperação italiana, segundo afirmam os organizadores.