Foto: Ricardo Herdenez, AVN
Caracas, 10 Jul. AVN.- Começou neste domingo a campanha para a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) com o povo organizado mobilizado nas ruas de Caracas e outras regiões do país para apoiar o processo convocado pelo presidente da República, Nicolás Maduro.
“A Constituinte é liberdade, que a Venezuela a cada dia saia avante e consolide mais as leis, o Poder Popular e reforçe nossa novíssima Constituição da República da Venezuela com o filho do setor operário (Nicolás Maduro)”, afirmou o trabalhador Eduardo Galindez.
Galindez disse que o povo se concentrou neste domingo para apoiar o início da campanha do Comando Constituinte Zamora 200 para defender as conquistas sociais do governo bolivariano.
Já Henry Dudamel, representante da Frente Nelson Mandela, afirmou que participam pela paz e “o avanço da Revolução Bolivariana”.
“Com amor seguimos a marcha! Com amor e passo firme vamos rumo à Constituinte, com a esperança de construir uma paz sólida entre todos para que o futuro da Venezuela seja brilhante e glorioso”, disse o chefe de Estado através de sua conta no Facebook.
Maduro convocou o poder originário, segundo estabelece a Constituição, para deter as pretensões da direita de impor a violência como estratégia política, proteger a democracia e defender a soberania.
Entre as propostas estão a constitucionalização dos direitos e políticas sociais que protegem a população historicamente excluída e fortalecer a Constituição de 1999 promovida pelo líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez.
Outras das tarefas primordiais é criar um sistema de justiça que repare as vítimas da escalada de violência gerada pela direita nos últimos 100 dias.
A campanha terá uma duração de 19 dias, até 27 de julho, três dias antes da eleição dos 545 membros da Assembleia Nacional Constituinte, entre 6.120 candidatos.