19.5 C
Brasília
terça-feira, 18 novembro, 2025

Com alegria e apelos por cuidado, Chile celebra Fiestas Patrias

Santiago, Chile, 18 de setembro (Prensa Latina) Os chilenos comemoram nesta quinta (18) o 215º aniversário do início da luta pela independência da coroa espanhola, um evento que ocorreu em 18 de setembro de 1810, quando a primeira Junta de Governo foi nomeada.

O processo de separação da metrópole europeia foi sangrento e prolongado e os historiadores o dividem em três etapas: a Velha Pátria (1810-1814), a Reconquista (1814-1817) e a Nova Pátria (1817-1823).

Chile celebra feriados nacionais com alegria e pede cuidado

Ao contrário de outros países da região, onde se comemora o fim do período, aqui as comemorações se enquadram no início da luta pela verdadeira autonomia.

Embora a lealdade ao rei Fernando VII, então prisioneiro das tropas de Napoleão que invadiram a Espanha, tenha permanecido no início, a luta se radicalizou em favor dos que eram a favor de uma ruptura total, entre eles o líder crioulo José Miguel Carrera.

Após vários confrontos, os patriotas foram derrotados na Batalha de Rancagua, em 1 e 2 de outubro de 1814.

Nos três anos seguintes, os monarquistas recuperaram o controle do Chile, mas os combatentes pela independência conseguiram se reorganizar e alcançaram vitórias decisivas com o Exército dos Andes, liderado por José de San Martín e Bernardo O’Higgins.

Em 12 de fevereiro de 1817, ocorreu a Batalha de Chacabuco, que levou à captura de Santiago dois dias depois, e lá O’Higgins foi nomeado Diretor Supremo do Estado do Chile.

A independência da Espanha foi oficialmente proclamada em 12 de fevereiro de 1818, embora os combates tenham continuado por um período mais longo.

Com tradições populares, os chilenos comemoram esses feitos em fondas e ramadas, lugares onde consomem culinária tradicional, dançam cueca, a dança nacional, ou ouvem música.

Outros aproveitam o feriado prolongado para visitar pontos turísticos ou visitar a família no interior, o que causa grande congestionamento nas estradas e diversos alertas de cautela e cuidado.

Estão programadas cerimônias formais na capital, incluindo o Te Deum na Catedral Metropolitana, localizada na Plaza de Armas, onde estará presente o Presidente da República, Gabriel Boric, acompanhado de outras autoridades civis e religiosas.

Mais tarde, o presidente participará do tradicional “esquinazo” (dança de canto) no Palácio de La Moneda, onde autoridades públicas dançarão a cueca. À tarde, ele participará da Gala Presidencial no Teatro Municipal de Santiago.

Chile celebra feriados nacionais com alegria e pede cuidado

Na manhã de sexta-feira, “Dia da Glória do Exército”, o tradicional desfile militar acontecerá na esplanada do Parque O’Higgins, na capital, presidido pelo governador e altos oficiais das Forças Armadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS