Bogotá, (Prensa Latina) O debate anunciado para hoje entre os dois candidatos que disputarão a presidência da Colômbia no segundo turno no próximo domingo foi cancelado, confirmaram os canais da televisão pública em um comunicado.
‘Como um debate requer a participação dos dois candidatos e, até a data, tal situação não se confirmou, decidimos que o debate não deve ser realizado’, sublinharam os meios de comunicação.
O único cara a cara que estava programado entre Iván Duque (Centro Democrático) e Gustavo Petro (Colômbia Humana) gerou expectativa no panorama local.
Sobretudo, pela notória ausência dessa prática, tão usual no cenário eleitoral na Colômbia e a qual se desperdiçou nas semanas prévias ao primeiro turno.
Sobre o tema, o candidato do movimento Colômbia Humana assinalou ontem à noite da cidade de Medellín que a responsabilidade do cancelamento do debate é somente de Duque.
‘Duque tem medo de debater com Petro. Isto se passa porque o candidato aprendeu os discursos feitos por outros de cor no primeiro turno presidencial e não pode fazer o mesmo no segundo turno’, afirmou o ex-prefeito bogotano.
Petro, inclusive, se prontificou a se apresentar sozinho à convocação televisiva, mas, ao que parece, os meios de imprensa não concordaram.
Desde a campanha do candidato do Centro Democrático, partido encabeçado pelo ex-presidente Alvaro Uribe, alegaram que já não eram necessários mais intercâmbios.
‘Nós estamos no debate todos os dias; eu estou em todos os debates e continuo sendo o mesmo do primeiro e do segundo turno’, manifestou o presidenciável do uribismo.