28.5 C
Brasília
terça-feira, 10 setembro, 2024

Colômbia: Ministro do Interior vislumbra plebiscito de paz antes do fim de setembro

Telesur
Adital

O ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, comentou que a aprovação da Corte Constitucional irá acelerar os temas que ainda faltam para discutir na mesa de negociações de Havana.

O ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo, manifestou que o plebiscito poderia realizar-se antes que finalize o mês de setembro e enfatizou que começarão com a campanha de divulgação o mais rápido possível para que os cidadãos conheçam o método que permitirá acabar com meio século de conflito armado.

“Estaremos assistindo a este evento democrático que será histórico para que o país tome a decisão de que as Farc, depois de gerar violência no país, desapareçam como movimento armado na Colômbia e comece sua transformação para um movimento político e sem armas”, comentou Cristo.

O titular da pasta de Interior deu estas declarações a uma rádio local na qual destacou que o método democrático lhe permitirá a 33 milhões de colombianos votar pela paz.

Manifestou que esta é uma oportunidade histórica para construir uma nação distinta e em paz.

O funcionário lembrou que o último plebiscito em que votaram os antepassados foi em 1957, ou seja, se completarão 60 anos desta data.

Em relação ao cronograma, o ministro comentou que a Corte terá que enviar a decisão para o Senado e para a Câmara, e, a sua vez, enviarão a lei ao presidente Juan Manuel Santos, para sua sanção, dali apenas ficará pendente a assinatura do acordo final.

Cristo comentou que esta medida da Corte Constitucional acelerará os temas que ainda ficam pendentes por resolver na mesa de negociações que se discute em Havana.

Explicou que após assinar por completo estes acordos, Santos se encarregará de informar ao Congresso sua intenção de convocar o plebiscito e marcará uma data que será muito próxima à decisão do mandatário.

Contexto

A Corte Constitucional da Colômbia aprovou nesta segunda o plebiscito para referendar o Acordo Final de Paz entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP).

Após mais de oito horas de debate, o alto tribunal tomou esta decisão histórica para o processo de paz que se desenvolve em Cuba há mais de cinco anos e que se aproxima de seu final para acabar com meio século de conflito armado.

Uma vez assinado o Acordo Final de Paz, o documento deverá ser publicado para que os colombianos o conheçam. Depois, o presidente Santos deverá convocar, com a aprovação do Congresso, a que os colombianos votem se estão de acordo ou não com o assinado em Havana.

A notícia é da TeleSul.

Canal informativo cem por cento latinoamericano que, desde 2005, é referência comunicacional de Nossa América para o mundo – http://www.telesurtv.net
Twitter @teleSURtv

ÚLTIMAS NOTÍCIAS