29.5 C
Brasília
quinta-feira, 19 setembro, 2024

Colômbia: FARC apresentara perante a ONU um pedido de proteção ao acordo de paz

O partido Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común (Farc) anunciou que apresentará uma petição às Nações Unidas (ONU) para que, através da intermediação, possa proteger o Acordo de Paz assinado em novembro de 2016 em Havana, Cuba, antes dos futuros governos. Colombianos

Diante da situação de “crise” na implementação dos acordos, as FARC apresentarão “antes do Conselho de Segurança ou antes da Assembléia Geral das Nações Unidas uma petição para que um desses dois órgãos solicite uma opinião legal do Tribunal Internacional de Justiça. sobre os efeitos e obrigações “do Estado colombiano em relação à paz, disse Iván Márquez, membro do partido político.

O anúncio foi tornado público durante uma reunião privada em Bogotá entre os líderes da aliança do partido, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, que teve uma visita oficial na Colômbia desde sábado, informa Sputnik na segunda-feira.

“Nós entendemos que uma opinião legal do Tribunal Internacional de Justiça é uma ferramenta fundamental para os futuros governos colombianos cumprirem rigorosamente o Acordo de Paz”, disse o candidato do Senado colombiano, Iván Márquez, na reunião.

Ele ressaltou antes de Guterres que, embora o Acordo de Havana tenha sido depositado no Conselho Federal Suíço e foi aprovado pelo governo colombiano com status constitucional, foi sujeito a modificações que colocam o cumprimento do risco.

Um ano após a assinatura do Acordo de Paz da Colômbia, apenas 18 por cento do estipulado foram cumpridos, de acordo com dados do Observatório de Monitoramento para a Implementação de Acordos de Paz (OIAP).

Em novembro do ano passado Imelda Daza, candidato a vice-presidente da República da Colômbia pela parte FARC para as eleições de 2018, em uma entrevista com o Sputnik, ele disse que, após o acordo de paz ainda tinha mais de mil presos políticos das FARC na prisão e indicou que a Jurisdição Especial de Paz (mecanismo através do qual exguerrilleros e agentes do Estado que participaram do conflito será julgado) ainda não é operacional.

(Pensando em Américas-La Radio del Sur)

http://www.pensandoamericas.com/colombia-farc-presentara-ante-la-onu-solicitud-de-proteccion-acuerdo-de-paz

ÚLTIMAS NOTÍCIAS