20.5 C
Brasília
quarta-feira, 27 março, 2024

Colômbia: Assassinato de estudante foi premeditado

Bogotá, (Prensa Latina) O assassinato do estudante universitário Lucas Villa no viaduto entre Pereira e Dosquebradas, no dia 5 de maio passado durante a Greve Nacional na Colômbia, foi premeditado, concluiu uma investigação divulgada nesta terça (07)

Uma análise audiovisual liderada por 070, Baudo, Bellingcat e Forensic Architecture reconstruiu o assassinato de Villa, que leva em conta vídeos veiculados por diversos usuários nas redes sociais e um vídeo inédito de uma câmera de segurança.

A investigação foi realizada com um modelo de tecnologia 3D, em que se constatou que Lucas foi alvo de crime premeditado e na peça audiovisual, que compila a investigação, os acontecimentos são mostrados em ordem cronológica e detalhada.

Elas mostram como os pistoleiros desceram de uma motocicleta e revistaram a multidão em busca de Lucas e depois atiraram nele oito vezes, a última com a intenção de um golpe de misericórdia, segundo a investigação.

Por fim, o vídeo gravado pela câmera de segurança mostra que alguns policiais passaram pelo local logo depois de ferir Villa e nem perguntaram o que havia acontecido.

Lucas foi declarado com morte cerebral cinco dias após o ataque, quando protestava pacificamente em meio à greve nacional.

Até o momento, as autoridades e a justiça não apresentaram avanços nas investigações, nem resultados concretos para esclarecer o homicídio.

Em 28 de abril de 2021, sindicatos, organizações políticas, sociais, étnicas, estudantes, professores, entre outros, saíram às ruas do país em uma greve nacional contra o governo de Iván Duque.

Os abusos da polícia contra os manifestantes aumentaram o descontentamento que prolongou as manifestações por vários meses, considerada esta grande mobilização como a maior eclosão social dos últimos 70 anos.

São cerca de 80 assassinatos no contexto da greve nacional, cometidos por policiais e mercenários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS