27.5 C
Brasília
domingo, 24 agosto, 2025

Colapso total: Israel destruiu 97% das escolas de Gaza

Consequências de um bombardeio israelense mortal contra uma escola da ONU no centro de Gaza, em 6 de junho de 2024. (Foto: CNN)

HispanTV – A UNRWA alerta que cerca de 97% das instalações educacionais em Gaza foram danificadas ou destruídas pelos bombardeios israelenses e precisam ser reconstruídas.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) emitiu um alerta neste domingo sobre o sistema educacional da Faixa de Gaza, afirmando que ele está “à beira do colapso total” como consequência direta dos ataques militares brutais e sustentados perpetrados pelo regime israelense.

Em uma publicação em sua conta oficial de mídia social X , a agência da ONU detalhou que “imagens de satélite publicadas recentemente pelo Centro de Satélites das Nações Unidas mostram que 9 em cada 10 escolas, incluindo as da UNRWA, precisam de reconstrução completa ou grande reforma”. Esse número, que equivale a catastróficos 97% da infraestrutura educacional, é evidência da política de destruição sistemática da entidade sionista.

“As restrições impostas pelas autoridades israelenses continuam a limitar a entrada de materiais educacionais em Gaza e afetam negativamente o volume e a qualidade da ajuda fornecida”, denunciou.

O regime israelense matou pelo menos 62.686 palestinos em Gaza desde outubro de 2023. A campanha militar devastou o enclave, causando mortes por fome, migração forçada e disseminação de doenças.

Em novembro passado, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e seu ex-ministro da Guerra, Yoav Gallant, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Gaza.

Israel também enfrenta um caso de genocídio no Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) por sua guerra contra o enclave.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS